sexta-feira, 10 de junho de 2011

Espetáculo DIFERENTE encerra temporada dia 19/06

Fotos Rafael Martins
A peça é pioneira na Bahia e promove comunicação entre surdos e ouvintes
  
O espetáculo teatral DIFERENTE permanece em cartaz até 19 de junho de 2011, sempre às sextas, sábados e domingos, às 20h, no Café Teatro Sitorne, no bairro do Rio Vermelho. A entrada é franca.

A peça, falada em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e português, é uma iniciativa pioneira no estado da Bahia e exigiu uma abordagem diferenciada na elaboração do texto, escrito especialmente para a ocasião e assinado pelo dramaturgo baiano Claudio Simões, em co-autoria com Ivan dos Santos, Leandro Rocha e Roberto Salles. 

Os autores basearam-se em situações e experiências apresentadas nas oficinas realizadas no período de janeiro a fevereiro 2011, através do PROJETO VOZES EM GESTO. Os 20 participantes tiveram aulas de Teatro, Mímica Corporal Dramática, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O elenco é composto por três atores ouvintes e três surdos - selecionados durante as oficinas – e reúne Beto Cerqueira, Cássia Domingos, Cibele Lisboa, Deise da Hora, Leonardo Alves e Lindinalva Bernardo.

O espetáculo tem direção de Roberto Salles e consultoria em LIBRAS de Panthéia Daniele Mesquita. O cenário foi criado por Maurício Pedrosa e Roberto Salles; o figurino por Rino Carvalho; a maquiagem por Marie Thauront; a iluminação por Marcos Oliveira e a trilha sonora por Leandro Rocha.

O Projeto Vozes em Gesto foi realizado pelo Centro de Surdos da Bahia (CESBA) e contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) e da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através do Edital 33/2008 Cultura e Direitos Humanos.  

SERVIÇO:
O quê? Espetáculo Diferente
Quando? De 06/05 a 19/06 (sextas, sábados e domingos),
Horário? As 20h
Local? Café Teatro Sitorne (Rua Deputado Cunha Bueno, nº 55, Rio Vermelho, 71 3347-7089)
Quanto? Gratuito

MAIS INFORMAÇÕES:
- Diretor teatral: Roberto Salles / Telefone: (71) 8819-9588 / E-mail: robertosalles2001@yahoo.com.br
- Produtor: Leandro Rocha / Telefone: (71) 8622-2519 / E-mail: leocidadao@yahoo.com.br
- Assessoria de imprensa: Paulo Filho / Telefone: (71) 8898 9226 / E-mail: paulojornalismo@yahoo.com.br / Donminique Azevedo (71) 8254 2898 / E-mail: azevedo.dom@gmail.com
- Blog do Espetáculo Diferente: espetaculodiferente@blogspot.com
- Site da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos: http://www.feneis.com.br/page/

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mostra fotográfica Passos Sinalizados permanece em cartaz até 30 de junho



Foto Rafael Martins
A mostra fotográfica traz recortes de momentos do trabalho realizado na construção da primeira peça teatral baiana encenada por surdos e ouvintes. Os olhares dos fotógrafos Marco Aurélio Martins e Rafael Martins revelam a proeza do desafio enfrentado pela equipe do projeto Vozes em Gesto.
Imagens e gestos comunicam tão bem que, em alguns momentos, dispensa-se a fala. Com esse olhar, foram registrados os momentos importantes do projeto, buscando valorizar a comunicação imagética.
Foto Rafael Martins
Em cada clique, ideias, perguntas e respostas se faziam presentes no apreciar da imagem, provocando um mergulho em busca do entendimento, ficando por conta da imaginação de cada apreciador a definição do caminho para se comunicar com as imagens.
O projeto Vozes em Gesto é realizado em parceria com o Centro de Surdos da Bahia – CESBA, contemplado pelo Edital 33/2008 Cultura e Direitos Humanos promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) e Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
As ações do projeto marcam um momento importante para a história do teatro baiano por possibilitar a inclusão de surdos em espetáculos profissionais no estado e de uma dramaturgia baiana escrita para ser encenada por surdos e ouvintes.
Foram três semanas de oficinas para capacitação em LIBRAS, Teatro e Mímica Corporal Dramática. Dois meses para a montagem, divididos entre pesquisa e escrita da dramaturgia, ensaios e confecção de cenário, figurino, criação de maquiagem e iluminação.
O resultado deste trabalho pôde se concretizar no palco possibilitando que, juntos, surdos e ouvintes comuniquem-se buscando o mesmo objetivo... Fazer teatro.    
ESPETÁCULO DIFERENTE - Falado nas duas línguas oficiais utilizadas no Brasil, LIBRAS e português, a peça narra a história de amor de Daniele (Cássia Domingos), uma jovem secretária ouvinte, e Vitor (Leonardo Alves), um ator aspirante surdo. A surdez é apenas mais uma das diferenças que ligam os protagonistas e demais personagens. Nesse contexto, DIFERENTE, é uma peça que fala de igualdade na diferença, pois não tem como princípio transformar a surdez em um “problema” e o surdo em alguém que precisa ser “aceito”. Permanece em cartaz até 19 de junho, sempre às sextas, sábados e domingos, às 20h, no Café Teatro Sitorne, no bairro do Rio Vermelho. A entrada é gratuita e a censura livre.
SERVIÇO:
O quê? Mostra Fotográfica Passos Sinalizados 
Quando? De Até 30 de junho 2011 (de segunda a sábados),
Horário? Das14h às 20h
Local? Foyer do Café Teatro Sitorne (Rua Deputado Cunha Bueno, nº 55, Rio Vermelho, 71 3347-7089)
Quanto? Gratuito
MAIS INFORMAÇÕES:
- Produtor: Leandro Rocha / Telefone: (71) 8622-2519 / E-mail: leocidadao@yahoo.com.br
- Assessoria de imprensa: Donminique Azevedo (71) 8254 2898 / E-mail: azevedo.dom@gmail.com / Paulo Filho / Telefone: (71) 8898 9226 / E-mail: paulojornalismo@yahoo.com.br
- Blog do Espetáculo Diferente: espetaculodiferente@blogspot.com- Site da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos: http://www.feneis.com.br/page/