sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comunicação entre surdos e ouvintes é tema de espetáculo

Permanece em cartaz até 19 de junho, de sexta a domingo, às 20h, no Café Teatro Sitorne, no bairro do Rio Vermelho, o Espetáculo DIFERENTE. 
Foto: Rafael Martins
A iniciativa é pioneira, pois pela primeira vez a cidade de Salvador recebe uma peça teatral profissional estrelada por atores surdos e ouvintes. A entrada é gratuita.

A peça narra a história de amor de Daniele (Cássia Domingos), uma jovem secretária ouvinte, e Vitor (Leonardo Alves), um ator aspirante surdo. A surdez é apenas mais uma das diferenças que ligam os protagonistas e demais personagens. 

Nesse contexto, DIFERENTE, é uma peça que fala de igualdade na diferença, pois não tem como princípio transformar a surdez em um “problema” e o surdo em alguém que precisa ser “aceito”. Baseado nessa premissa, o espetáculo é falado nas duas línguas oficiais utilizadas no Brasil, LIBRAS e português.

O texto, escrito especialmente para a ocasião, é assinado pelo dramaturgo baiano Claudio Simões, em co-autoria com Ivan dos Santos, Leandro Rocha e Roberto Salles. 

Os autores basearam-se em situações e experiências apresentadas nas oficinas realizadas no período de janeiro a fevereiro 2011, através do PROJETO VOZES EM GESTO. Os 20 participantes tiveram aulas de Teatro, Mímica Corporal Dramática, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O elenco é composto por três atores ouvintes e três surdos - selecionados durante as oficinas – e reúne Beto Cerqueira, Cássia Domingos, Cibele Lisboa, Deise da Hora, Leonardo Alves e Lindinalva Bernardo. 

DIFERENTE - O espetáculo tem direção de Roberto Salles e consultoria em LIBRAS de Panthéia Daniele Mesquita. O cenário foi criado por Maurício Pedrosa, o figurino por Rino Carvalho, a maquiagem por Marie Thauront, a iluminação por Marcos Oliveira e a trilha sonora por Leandro Rocha. 
SERVIÇO:
 O quê? Espetáculo Diferente
Quando? De 06/05 a 19/06 (sextas, sábados e domingos),
Horário? As 20h
Local? Café Teatro Sitorne (Rua Deputado Cunha Bueno, nº 55, Rio Vermelho, 71 3347-7089)
Quanto? Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário